Harmonizações com café

Café harmoniza com o que?

Assim como o vinho, a cerveja e outras bebidas, o café também pode ter suas qualidades destacadas quando consumido junto de receitas e ingredientes específicos.Para deixar a harmonização ainda mais saborosa, o ideal é que seja usado um café espresso, que tem suas características mais marcantes do que o passado, por exemplo.
Da mesma maneira que muitos vinhos, a harmonização com o café pode ser feita de duas formas: por semelhança, quando o sabor dos alimentos se soma ao do café, ou por contraste, quando o prato complementa a falta de algo na bebida. O café tem a vantagem de ter características fáceis de serem correspondidas, como é o caso da acidez e do amargor.
Diferentemente do que muita gente pensa, café não combina apenas com doce. Queijos duros e cremosos, por exemplo, podem resultar em excelentes combinações, pois o salgado do ingrediente balanceia o amargor e a acidez do café. Tortas e pães salgados são opções que também funcionam muito bem.

Na ala dos doces, cuidado para não criar um verdadeiro embate de sabores na hora da
harmonização. O chocolate, por exemplo, pode acabar mascarando características mais sutis e deliciosas dos grãos. Quem opta por um café de sabor amargo pode casá-lo com um chocolate também mais amargo. Por terem essa característica em comum, quando unidos, o chocolate adquire sensações de suavidade e o resultado é perfeito.

Na dúvida, vá pelo simples: aqueles bolos da vó, como os de fubá, cenoura e milho são ótimas opções. Outras receitas que combinam bem com uma xícara de café recém-tirado são muffins, panquecas e biscoitos.
Agora, que tal parar de pedir o cafezinho apenas para encerrar a refeição? Explore as
possibilidades, faça testes, descubra o que você mais gosta. Na dúvida, você já sabe: os
profissionais do Café Cultura estão a postos para ajudar você a se aventurar por esse universo de sabores.

compartilhe nas redes: