Dicas para tirar um bom café espresso em casa

Tem gente que é tão apaixonada por um espresso recém-tirado que não consegue ficar longe dessa paixão: optam por ter em casa uma máquina de espresso para poder degustar a bebida a hora que quiser. Como muitos desses apaixonados não são profissionais, fazer a bebida corretamente nem sempre é uma tarefa fácil. Separamos aqui algumas dicas para você tirar um bom espresso em casa, acompanhe!

De olho na água: na hora de preparar o seu café em casa, use água mineral filtrada ao invés de água de torneira – por mais que tenha sido filtrada. A concentração de calcário e cloro na água de torneira pode atrapalhar o bom funcionamento da sua máquina e alterar o sabor do café. Mesmo usando sempre água mineral, nas máquinas domésticas é importante usar um anti-calcário a cada dois meses para manter o bom funcionamento.

– Encontre um bom lugar para comprar seu café: é importante encontrar alguém que compartilhe com você a paixão pelos grãos. Conheça o vendedor, saiba se ele tem respeito pelo café, se busca grãos de boa qualidade e se faz o armazenamento de forma correta. Por mais especial que o café seja, ele não vai estar em sua melhor situação se ficar muito tempo na gôndola. Você sabia que pode levar para casa os nossos cafés especiais, né? Confira aqui: http://bit.ly/CCCafés

– Em casa ou na loja, fique atento à moagem: caso você opte por comprar os grãos já moídos, não se esqueça de informar ao vendedor que você precisa de uma moagem para espresso. Essa é uma das causas mais comuns de problemas na hora de tirar o café em casa. Se você adquiriu uma máquina que mói os grãos, leia o manual atentamente para entender o funcionamento correto. Saiba que moer o café na hora deixa a casa mais parecida com a cafeteria – o aroma da moagem toma conta do cômodo e já ativa os sentidos de quem é apaixonado por café.

– Compre quantidades pequenas, armazene corretamente: se você não toma café espresso com tanta frequência, não precisa comprar um quilo de grão ou pó. O ideal é comprar pequenas quantidades com mais frequência, o que evita a oxidação do ingrediente. O local de armazenamento também é muito importante! Guarde seu café em um lugar arejado, sem luz e umidade, de preferência em um pote hermético e longe dos produtos de limpeza.

– O tempo certo: o café precisa sair da máquina de forma constante e homogênea. Se ele sair muito rápido, possivelmente você não compactou o suficiente, por outro lado, caso ele demore muito a sair, é possível que você tenha feito a compactação com muita força.

Os profissionais do Café Cultura são apaixonados por café. Caso você tenha qualquer dúvida sobre como tirar o seu espresso em casa, fale com um dos nossos baristas!

compartilhe nas redes: