Uso da borra de Café: você conhece?

5 dicas fáceis para reaproveitar a borra do café

Podemos dizer que todos nesse espaço gostam de tomar uma boa xícara de café, certo? E ainda que a apreciação de um bom café envolve desde a preparação, a moagem do grão e o aquecimento da água, passando por aquele cheirinho que toma conta do ambiente e já nos desperta várias lembranças até o momento de beber.

Mas, depois desse momento único, o que fazer com a borra que sobra no filtro? Muitas pessoas jogam fora, mas ela tem mais utilidade do que aparenta. Pensando nisso criamos essa lista com 5 dicas de como reaproveitar a borra do café para você saber o que fazer depois de tomar seu cafezinho.

Então prepare o pó, bota a água para esquentar e vem com a gente.

1. Desentope pia

Entupir a pia da cozinha é algo bem corriqueiro. Aqueles restinhos de comida que descem pelo ralo podem se acumular no cano e nos dar uma dor de cabeça das grandes. Para resolver, você pode jogar a borra do café no ralo da pia e, em seguida, água quente. A pressão da água fará a borra empurrar o que estiver bloqueando o caminho.

2. Elimina mau cheiro

Muita gente conhece essa, afinal o cheiro do café é bem forte e pode inibir odores indesejáveis. Um pote pequeno e sem tampa com um pouquinho de borra dentro da geladeira já impede de ficar aquele cheiro de alimento velho. O mesmo processo também serve para acabar com o mau odor no ralo do banheiro.

E sabe quando você mexe com peixe, alho ou outros alimentos que o cheiro fica grudado na mão? Basta esfregar a sobra do pó nas mãos e lavar em seguida que fica tudo resolvido. E, se acabar aquele talquinho que você coloca dentro do tênis para não dar chulé, pode usar a borra de café sem medo. Mas com antecedência e retire antes de calçar, só para avisar.

3. Combate à dengue (e repelente de insetos)

Essa aqui é utilidade pública. Misturada à areia, você pode colocar a borra no pratinho ou vaso das plantas. Se forem bromélias ou outras plantas que acumulem água, também pode colocar nos espaços delas. Além de prevenir contra a dengue, também serve de repelente para outros insetos e pragas que podem destruir as suas plantinhas.

Outro uso interessante é como shampoo anti-pulga, basta esfregar a borra de café no seu animal de estimação antes do banho e depois enxaguar bastante.

4. Shampoo anti-caspa

Esfregar os cabelos com borra de café e água por alguns minutos limpa o couro cabeludo e previne o aparecimento de caspas. Sem contar que também deixa os cabelos macios e brilhosos, com uma cor mais intensa num curto espaço de tempo. Se todos soubessem disso, as empresas de cosméticos iriam à falência.

5. Produto de limpeza

Sabe aquela mancha de gordura que não sai por nada ou o estado que fica o fogão depois de uma sessão de frituras de todos os tipos? A borra do café é uma ótima aliada nesse momento. Basta misturar com um pouco de água e esfregar o local sujo com uma escovinha que limpa facilmente. Ah, e com menos esforço do que muito produto de marca por aí.

E aí? Conhece mais alguma utilidade para a borra do café?

compartilhe nas redes: